A REGIÃO DO LAGAMAR CONTA COM O MAIOR CONJUNTO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Milhares de anos atrás nossos ancestrais viveram no Lagamar e as marcas desse tempo são os sambaquis que encontramos no meio da floresta atlântica.

Os sambaquis, amontoados de conchas e moluscos, depositados ao longo do tempo pelas populações pré-históricas na costa brasileira, encontram-se, em sua maioria, na região meridional e têm sido objeto de estudo desde os tempos coloniais.
Com a chegada dos portugueses, muitos destes sítios desapareceram em consequência da sua exploração. Era destes locais que se extraía a cal, utilizada na composição da argamassa das paredes em alvenaria de pedra, empregada nas grandes construções litorâneas, como igrejas, fortes e sobrados.
Na Baixada de Cananeia-Iguape há ainda uma grande concentração de sambaquis, dos quais 25%, aproximadamente, encontram-se intactos.
A importância desses sítios arqueológicos fez com que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombasse uma aŕea de 26,50 ha como “bem cultural de interesse arqueológico”.
Fonte: Processo de Tombamento IPHAN.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Destinos:
Cananeia/SP: Centro Histórico
Ilha Comprida/SP: Sambaqui do Nóbrega
Duração: 1 dia
Grupos: 4 a 50 pessoas
Incluso no pacote:
Passeios e visitas
Guia de Turismo (Cadastur/Mtur)
Guias locais
Alimentação (almoço)
Translado em veículo (opcional p/ grupos)
Informações e/ou reservas:
contato@matimperere.com.br
(13) 98102-9918 (telegram e whastapp)