DE CANANEIA (SP) A PARANAGUÁ (PR) PELAS ÁGUAS DO LAGAMAR…
Um mergulho na sabedoria ancestral relacionada a tradição musical do povo caiçara que vive em harmonia com a natureza no maior trecho de Mata Atlântica do Brasil.

Ali entre o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, num local que abriga o maior trecho de mata atlântica preservado do país, vivem comunidades tradicionais caiçaras que ainda resguardam antigos saberes e fazeres relacionados a sua secular cultura.
O Fandango Caiçara, nome dado a principal manifestação cultural popular fortemente associada ao seu modo de vida, une dança e música num contexto social mais amplo. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos (mutirões) onde o organizador oferecia como pagamento aos voluntários um baile farto em comida e alegria.
Um jeito de viver em profunda integração com a natureza que também era a principal diversão e momento de socialização durante as festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som de seus instrumentos.
UM PATRIMÔNIO CULTURAL CADA VEZ MAIS VIVO E PULSANTE…
A riqueza e a beleza da sabedoria e da musicalidade caiçara reconhecida pelo Ministério da Cultura como um dos patrimônios culturais imateriais brasileiros.

Reconhecido e registrado como PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o fandango caiçara é considerado uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva dos caiçaras que vivem entre o norte do Paraná, passando pelos litorais sul e norte de São Paulo e chegando até o norte do Rio de Janeiro.
Nesses locais existe um interessante conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.
Uma rica e única forma de expressão cultural imaterial que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.
CONHEÇA OS MAIS RESPEITADOS MESTRES DO FANDANGO CAIÇARA…
Navegue pelo Lagamar e viva uma experiência única que o levará a conhecer os nossos mestres do fandango nos lugares em que vivem na mata atlântica paulista e paranaense.

O Lagamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes áreas de mata atlântica do país. Algumas pessoas chegam a afirmar que se trata da “Amazônia Paulista”.
Em meio a sua exuberante natureza vivem alguns dos maiores mestres do fandango caiçara. Lugares aonde se pode apreciar a beleza da paisagem e da cultura caiçara reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Ministério da Cultura.
INFORMAÇÕES GERAIS: Destinos: Iguape/SP: Centro histórico - Barra do Ribeira Cananeia/SP: Centro Histórico - Ilha do Cardoso - Ariri Guaraqueçaba/PR: Abacateiro - Centro Histórico - Superagui Paranaguá/PR: Centro Histórico - Ilha dos Valadares Duração: 5 dias / 4 noites Grupos: 5 a 20 pessoas Incluso no pacote: Vivências e oficinas c/ os Mestres Passeios e visitas Guia de Turismo (Cadastur/Mtur) Guias locais Hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço) Translados em embarcação regularizada (Capitania do Portos - Marinha) Seguro viagem Informações e/ou reservas: contato@matimperere.com.br (13) 98102-9918 (telegram e whastapp) Saiba mais sobre o Fandango Caiçara: