Ganhe 50% de desconto num pacote de viagem para o Lagamar – Matimpererê

TRAGA UMA PESSOA E GANHE 50% DE DESCONTO NUM PACOTE DE VIAGEM PARA PARTICIPAR DA GRANDE FESTA DA CULTURA CAIÇARA

Música, dança, aprendizado e festa em um mergulho na sabedoria ancestral relacionada a tradição musical do povo caiçara que vive em harmonia com a natureza no maior trecho de Mata Atlântica do Brasil.

O encontro entre a ciranda e o fandango. Os caiçaras de Paraty (RJ) também estarão por aqui durante a 3ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia. © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

No próximo feriado a cidade histórica de Cananeia se transformará na Capital do Fandango Caiçara. O município fica entre o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, num local que abriga o maior trecho de mata atlântica preservado do país e em que vivem comunidades tradicionais caiçaras que ainda resguardam antigos saberes e fazeres relacionados a sua secular cultura.

Dentre eles, o Fandango Caiçara, nome dado a principal manifestação cultural popular fortemente associada ao seu modo de vida, une dança e música num contexto social mais amplo. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos (mutirões) onde o organizador oferecia como pagamento aos voluntários um baile farto em comida e alegria.

Um jeito de viver em profunda integração com a natureza que também era a principal diversão e momento de socialização durante as festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som de seus instrumentos.

 

CONHEÇA MESTRAS E MESTRES FANDANGUEIROS VINDOS DE TODO TERRITÓRIO DO FANDANGO CAIÇARA (DE PARANAGUÁ/PR A PARATY/RJ)

Um grande encontro que reunirá de mestras e mestres da cultura popular caiçara das cidades de Paraty (RJ), Ubatuba (SP), Peruíbe (SP), Iguape (SP), Cananeia (SP), Guaraqueçaba (PR) e Paranaguá (PR).

A terceira edição da festa reunirá caiçaras de todo o Território do Fandango Caiçara. Um encontro de memória e sabedoria popular. © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

Como num grande mutirão à cidade receberá caravanas de todas as cidades que compõem o chamado Território do Fandango Caiçara. Oportunidade única de conviver com mestras e mestres fandangueiros nas ruas da cidade histórica de Cananeia.

Um momento de intensas trocas numa experiência que o levará ainda à conhecer os lugares em que vivem ou viveram os detentores desse saber reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

NATUREZA E CULTURA EM EQUILÍBRIO NO MAIOR PEDAÇO DE MATA ATLÂNTICA AINDA CONSERVADO DO MUNDO

Navegue pelo Lagamar e viva uma experiência única que o levará a conhecer os nossos mestres do fandango nos lugares em que vivem na mata atlântica paulista e paranaense.

O caminho pelos canais que levam as comunidades caiçaras da Ilha do Cardoso é considerado de beleza natural única. © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

O Lagamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica do país. Algumas pessoas chegam a afirmar que se trata da Amazônia Paulista.

Em meio a sua exuberante natureza vivem alguns dos maiores Mestres e Mestras do Fandango Caiçara. Lugares aonde se pode apreciar as belezas da paisagem e da rica cultura local.

O Lagamar possui um significativo conjunto de atributos ambientais constituídos de cobertura vegetal original, manguezais e restingas. Caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também como um dos ecossistemas costeiros mais produtivos do mundo.

Por ser extremamente vulnerável, encontra-se sob a jurisdição de um mosaico de Unidades de Conservação. Em 1993, a região foi reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, em 1999, recebeu o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, conferido pela UNESCO.

 

PROMOÇÃO: +1 = 50%

Traga um(a) amigo(a) ou alguém da família e ganhe 50% de desconto num pacote de viagem em que juntos vocês vivenciarão uma experiência única nas águas e terras do Lagamar.

Conheçam lindas paisagens da Mata Atlântica e ainda participem da 3ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia que acontecerá entre os dias 11 e 13/10 por aqui.

Para participar basta enviar um email solicitando informações sobre a Promoção +1 = 50% para contato@matimperere.com.br.

Siga conosco nessa experiência cultural única no Lagamar.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

Destinos:
Cananeia/SP: Centro Histórico - Morro São João - Ilha do Cardoso - Enseada da Baleia - Ariri

Duração: 3 dias / 2 noites

Grupos:  5 a 20 pessoas

Valor:  a partir de R$ 820,00 p/ pessoa

Pagamento: Cheque (de pessoa física, sujeito a aprovação por instituição financeira)
ou cartão (de pessoa física emitido no Brasil). Entrada a vista de 30% + saldo
parcelado em até 06 (seis) vezes

Incluso no pacote:
Vivências e oficinas c/ Mestras e Mestres da cultura caiçara
Passeios e visitas
Guia de Turismo (Cadastur/Mtur)
Guias locais
Hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço)
Translados em embarcação regularizada (Capitania do Portos - Marinha)
Seguro viagem

Informações e/ou reservas:
contato@matimperere.com.br
(13) 98102-9918 (telegram e whastapp)
(11) 99493-6644

Saiba mais sobre o Fandango Caiçara:




ENTRE EM CONTATO:

Cananeia - SP

+55 (13) 98102-9918

+55 (11) 99493-6644

contato@matimperere.com.br

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: