O sabor da culinária caiçara na comunidade que vive da pesca artesanal e do turismo comunitário na Ilha do Cardoso. – Matimpererê

CONHEÇA O CERCO FIXO E OUTRAS FORMAS DE PESCA CAIÇARA E APRECIE AS DELÍCIAS GASTRONÔMICAS DA COMUNIDADE DA ENSEADA DA BALEIA.

A culinária caiçara é baseada em espécies estuarinas e marinhas que eles mesmos capturam ou pescam dia após dia. Vivencie essa rotina e aprecie os sabores dos pratos típicos da Enseada da Baleia.

 

Peixe seco produzido comunitariamente na Enseada da Baleia. © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

Por muito tempo a Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia viveu quase que exclusivamente da pesca artesanal. Contudo, essa atividade decaiu e tornou-se cada vez mais escassa devido a poluição dos oceanos e a intensa exploração industrial da pesca levando-os a buscar outras formas de trabalho para a geração de renda. Passaram então a desenvolver o turismo de base comunitária que hoje é a sua principal atividade econômica.

 

Sem dúvida, uma alternativa viável e sustentável, pois contrapõe-se ao turismo convencional uma vez que colabora com a conservação da diversidade biológica existente no Parque Estadual da Ilha do Cardoso ao mesmo tempo em que fortalece o modo de vida tradicional caiçara gerando trabalho e renda para toda a comunidade.

 

Finda a tarde na Enseada da Baleia. © Fernando Oliveira

 

Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a comunidade retomou práticas tradicionais, como a comercialização de peixe seco e buscou empreender com novas atividades, como a confecção de roupas artesanais feitas com o reaproveitamento de materiais alternativos oriundos da própria indústria pesqueira artesanal, como por exemplo, redes de pesca destacadas no mar que chegam a beira da praia com as marés.

 

Com isso, nasceu o grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia que congrega todas as mulheres da comunidade que desenvolvem em conjunto roupas, acessórios e objetos de decoração que remetem ao seu cotidiano caiçara.

 

Com o reaproveitamento das redes de pesca e de outros materiais descartados fazem da sustentabilidade um princípio fundamental na criação das suas peças artesanais.

 

Redes de pesca reaproveitadas para confecção de roupas e artesanato. © Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

Destinos:
Cananeia/SP: Ilha do Cardoso - Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia

Duração:  2 a 4 dias

Grupos:  8 a 50 pessoas

Incluso no pacote:
Passeios e visitas
Transporte em embarcação licenciada
Hospedagem em quartos comunitários
Guia de Turismo (Cadastur/Mtur)
Guias locais
Alimentação (café da manhã, almoço e jantar)

Informações e/ou reservas:
contato@matimperere.com.br
(13) 98102-9918 (telegram e whastapp)
(11) 99493-6644
 



ENTRE EM CONTATO:

Cananeia - SP

+55 (13) 98102-9918

+55 (11) 99493-6644

contato@matimperere.com.br

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: