Conheça a comunidade quilombola que fez do manejo da ostra um exemplo de sustentabilidade para todo o mundo. – Matimpererê

A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MANDIRA É UM DESSES LUGARES EM QUE A GENTE ACREDITA NO FUTURO…

Conheça uma comunidade quilombola que vive em harmonia com a natureza e que tem no manejo sustentável da ostra e no turismo comunitário a base de sua economia solidária.

 

Comunidade Quilombola do Mandira. © Robson Sampaio

 

A comunidade do Mandira ocupa as terras que reivindica pelo menos desde 1868, produzindo e reproduzindo ali sua cultura – material e simbólica.

Hoje alijados da maior parte do território que confere significados à sua existência, os mandiranos – tal como eles se autodenominam – recriaram formas de viver que incluem novas atividades produtivas, incrementadas por experiências tecnológicas e organizacionais, que já não cabem no reduzido espaço físico em que se encontram, alimentando assim a perspectiva de resgate da dimensão original de suas terras.

 

AS FAMOSAS E INTERNACIONALMENTE RECONHECIDAS OSTRAS DO MANDIRA.

O contato entre pesquisadores e comunidade gera um dos projetos mais famosos e reconhecidos em todo o Mundo e que ainda hoje serve de exemplo para diversos governos e comunidades.

Viveiros de engorda de ostras. © Acervo Quilombo do Mandira

 

A área de manguezal do entorno da comunidade foi considerada domínio dos mandiranos, e decretada como Reserva Extrativista do Mandira, em dezembro de 2002. Isso porque, o Quilombo do Mandira tem como importante atividade produtiva o extrativismo no manguezal, sendo a ostra (Crassostrea brasiliana) o principal recurso gerador de renda.

Através do apoio de técnicos da região, foi implementada na comunidade a tecnologia de “engorda” de ostras. Essa forma de manejo mostrou-se uma alternativa eficaz, pois possibilitou a comercialização durante o período do defeso, colocou no mercado um produto com melhor aparência e consequentemente melhor preço, além de ter contribuído para a conservação dos estoques de ostras jovens na região. 

Tal atividade fez com que em 2002, uma das lideranças locais, Seu Chico Mandira, foi receber em Joanesburgo, na África do Sul, o prêmio Iniciativa Equatorial durante o encontro da Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na Rio +10. Era o reconhecimento internacional para o lindo trabalho comunitário dos mandiranos e mandiranas.

Em 2017, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) reconheceu cerca de 1.200 hectares de terras da Comunidade Quilombola do Mandira, sendo o sexto quilombo a passar por essa etapa no Estado de São Paulo.

 

O artesanato mandirano também é famoso. © Acervo Rede Caiçara de Turismo Comunitário

 

NATUREZA, CULTURA, GASTRONOMIA E SUSTENTABILIDADE NUM ÚNICO ROTEIRO DE TURISMO DE EXPERIÊNCIA…

Prosa, banho de cachoeira na mata atlântica, a famosa farofa de ostra do Mandira e a visita a área da Reserva Extrativista aonde se faz a “engorda” da ostra.

Cachoeira do Mandira. © Robson Sampaio

 

A visita ao Quilombo do Mandira proporcionará ao turista o contato com a sabedoria quilombola que ensina ao Mundo como manejar a ostra em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Viaje conosco para conhecer e vivenciar o dia a dia desse povo que tem nas práticas do manejo sustentável e no turismo comunitário a eixo para o envolvimento solidário de toda a comunidade.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

Destinos:
Cananeia/SP: Comunidade Quilombola do Mandira - Cachoeira do Mandira

Duração: 1 dia

Grupos:  4 a 40 pessoas

Incluso no pacote:
Vivências e oficinas c/ quilombolas (opcional)
Passeios e visitas
Guia de Turismo (Cadastur/Mtur)
Guias locais
Alimentação (almoço)
Translado em veículo (opcional p/ grupos)

Informações e/ou reservas:
contato@matimperere.com.br
(13) 98102-9918 (telegram e whastapp)
(11) 99493-6644

Referências:
Movimento Slow Food Brasil (http://www.slowfoodbrasil.com/)
Relatório técnico-científico sobre os remanescentes da Comunidade de Quilombo do Mandira (Cananeia).  Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP)




ENTRE EM CONTATO:

Cananeia - SP

+55 (13) 98102-9918

+55 (11) 99493-6644

contato@matimperere.com.br

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: