Um roteiro que o colocará em contato com o saber e o fazer dos grandes mestres do fandango caiçara. – Matimpererê

DE CANANEIA (SP) A PARANAGUÁ (PR) PELAS ÁGUAS DO LAGAMAR…

Um mergulho na sabedoria ancestral relacionada a tradição musical do povo caiçara que vive em harmonia com a natureza no maior trecho de Mata Atlântica do Brasil.

 

Mestre Leonildo Pereira. Morador da Comunidade Caiçara do Abacateiro (Guaraqueçaba/PR). © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

Ali entre o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, num local que abriga o maior trecho de mata atlântica preservado do país, vivem comunidades tradicionais caiçaras que ainda resguardam antigos saberes e fazeres relacionados a sua secular cultura.

O Fandango Caiçara, nome dado a principal manifestação cultural popular fortemente associada ao seu modo de vida, une dança e música num contexto social mais amplo. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos (mutirões) onde o organizador oferecia como pagamento aos voluntários um baile farto em comida e alegria.

Um jeito de viver em profunda integração com a natureza que também era a principal diversão e momento de socialização durante as festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som de seus instrumentos.

 

UM PATRIMÔNIO CULTURAL CADA VEZ MAIS VIVO E PULSANTE…

A riqueza e a beleza da sabedoria e da musicalidade caiçara reconhecida pelo Ministério da Cultura como um dos patrimônios culturais imateriais brasileiros.

 

Mestre Zé Pereira. Morador da Comunidade Caiçara do Ariri (Cananeia/SP). © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

Reconhecido e registrado como PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o fandango caiçara é considerado uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva dos caiçaras que vivem entre o norte do Paraná, passando pelos litorais sul e norte de São Paulo e chegando até o norte do Rio de Janeiro.

Nesses locais existe um interessante conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.

Uma rica e única forma de expressão cultural imaterial que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.

 

CONHEÇA OS MAIS RESPEITADOS MESTRES DO FANDANGO CAIÇARA…

Navegue pelo Lagamar e viva uma experiência única que o levará a conhecer os nossos mestres do fandango nos lugares em que vivem na mata atlântica paulista e paranaense.

 

Mestre Agostinho Gomes. Morador do bairro Morro de São João/Cananeia (SP). © Acervo Ponto de Cultura Caiçaras

 

O Lagamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes áreas de mata atlântica do país. Algumas pessoas chegam a afirmar que se trata da “Amazônia Paulista”.

Em meio a sua exuberante natureza vivem alguns dos maiores mestres do fandango caiçara. Lugares aonde se pode apreciar a beleza da paisagem e da cultura caiçara reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Ministério da Cultura.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Destinos:
Iguape/SP: Centro histórico - Barra do Ribeira
Cananeia/SP: Centro Histórico - Ilha do Cardoso - Ariri
Guaraqueçaba/PR: Abacateiro - Centro Histórico - Superagui
Paranaguá/PR: Centro Histórico - Ilha dos Valadares

Duração: 5 dias / 4 noites

Grupos:  5 a 20 pessoas

Incluso no pacote:
Vivências e oficinas c/ os Mestres
Passeios e visitas
Guia de Turismo (Cadastur/Mtur)
Guias locais
Hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço)
Translados em embarcação regularizada (Capitania do Portos - Marinha)
Seguro viagem

Informações e/ou reservas:
contato@matimperere.com.br
(13) 98102-9918 (telegram e whastapp)
(11) 99493-6644

Saiba mais sobre o Fandango Caiçara:




ENTRE EM CONTATO:

Cananeia - SP

+55 (13) 98102-9918

+55 (11) 99493-6644

contato@matimperere.com.br

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: